Qual seu legado para sociedade, família e igreja?


“Quem não cuida dos seus, principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que os infiéis”. 1 Timóteo 5.8

Alguns dias atrás, eu fui convidado para um aniversário de um Pastor, que estava completando nada menos que “88 anos” de vida e bons exemplos. 
Como foi gratificante ouvir belos testemunhos e relatos em relação a este Pastor. Filhos e filhas, netos e netas, enfim, todos, unânimes, em afirmar que este servo do Senhor, é um exemplo de homem, de marido, de pai e de pastor tanto dentro de sua igreja como dentro de sua família.

Eu saí desse aniversário impactado com a história de vida e ministério daquele homem. Isso me fez refletir alguns dias sobre o legado pessoal de cada um, dentro de nossa família, sociedade e igreja. Assim como existe bons exemplos, existem também os maus, e que de certa forma, temos a oportunidade de sermos diferente desses maus exemplos.

Imagine alguém oposto a história acima? Imagine alguém que ninguém gostaria de ter amizade? Imagina alguém que quando partir não vai deixar saudades nenhuma?

Talvez você esteja se perguntando: Será que existe pessoas assim que se vão e não deixam saudades? 

Um péssimo exemplo chamado Jeorão 
A Bíblia nos conta a História de um Rei chamado Jeorão, filho do Rei Jeosafá, rei de Judá. Esta história não servirá como exemplo a ser copiado, mas para avaliarmos certas atitudes nossas, em relação aos nossos familiares e sociedade. A primeira atitude deste rei chamado Jeorão, após ter confirmado seu reino, foi matar todos os seus irmãos, e príncipes de Israel. 

Para vocês terem uma ideia, este rei chamado de Jeorão era genro de Acabe e Jezabel. Simplesmente este rei Jeorão herdou de Acabe e Jezabel todas as maldades e ações reprováveis diante de Deus. A sua primeira ação foi matar seus irmãos, simplesmente por serem melhores a ele (II Crônicas 21:13b).

Quando vemos alguém crescendo na vida e tendo sucesso, chegando a um lugar de destaque, a primeira ação deste, em relação aos seus familiares, normalmente é ajudá-los. Este rei Jeorão fez tudo ao contrário e errado, em vez de ajudar; matou. Em vez de proteger os mais necessitados, dissipou todos de sua casa, como também os príncipes de Israel, pensando ele que ficaria impune diante de Deus. Mas Deus usando o profeta Elias, manda um escrito para Jeorão, reprovando suas atitudes e Deus fere este rei de uma enfermidade incurável (II Crônicas 21:18-19). 

Esta triste história contada neste capítulo 21 de II Crônicas nos relata que este rei, perverso, chamado Jeorão morreu e foi sepultado sem deixar saudades algumas (II Crônicas 21:20).

Para a nossa Reflexão
O que aprendemos com essas duas histórias? 
Será que os nossos familiares sentem prazer em estar do nosso lado? Com qual história acima nos identificamos? Não podemos apagar o nosso passado, nem mudar o que foi feito lá atrás. Mas podemos escolher, a partir de hoje, plantar algo bom dentro de nossa família, sociedade e igreja. 

Será que quando partirmos alguém dirá: Foi um grande homem, ou uma grande mulher de Deus, deveras deixou um exemplo de vida, verdadeiramente deixou saudades. Ou simplesmente nos esquecerão? Alguém dirá: “Já foi tarde”!!

Que Deus nos molde cada vez mais.


Por Pb Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...