Arqueólogo fala sobre as provas históricas da existência de Jesus na TV

Rodrigo Silva é pós-doutor em arqueologia bíblica
O cantor e apresentador Ronnie Von recebeu, no programa Todo Seu, o arqueólogo e teólogo Rodrigo Silva. A programação abordava os mitos e verdades acerca da figura de Jesus Cristo.

Rodrigo é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção (SP), com pós-doutorado em arqueologia bíblica pela Andrews University (EUA) e tem alcançado notoriedade com seus estudos e livros.

Uma de suas obras, Escavando a Verdade: A Arqueologia e as maravilhosas histórias da Bíblia, foi destacada na edição. Questionado acerca da existência de Jesus Cristo, Rodrigo disse que são várias as evidências que comprovam.

Ele também explicou os desdobramentos sobre a concepção de “mito”. “Quando a gente fala ‘mito’, o mito pode ser criado de duas maneiras: Pode haver o mito como a Chapeuzinho Vermelho e o mito do Tiradentes, retratado de roupa branca e tudo o mais”.

“Em princípio, deixe-me dizer que embora eu creia piamente que Jesus Cristo é um personagem histórico, com confirmação histórica e condizente com aquele que a Bíblia apresenta, devo também admitir que existem mitos sobre Jesus”. Em seguida, o teólogo falou do desconhecimento de populações de países ricos, atualmente, sobre a figura de Cristo.

Durante o programa, Silva chegou a trazer alguns objetos históricos como moedas, botija de vinho e pregos de crucificação. Acerca dos pregos, o teólogo utilizou-se para citar o quanto a crucificação era algo considerado vergonhoso para a sociedade romana.

“Dizia-se que era preferível o suicídio à morte de cruz. Pra você ver: Os romanos tinham um tabu muito grande com relação ao suicídio. Uma pessoa que se suicidava na cultura romana não tinha direito a um sepultamento digno”, afirmou.

Entre outros temas abordados pelo teólogo, falou sobre passagens bíblicas, as polêmicas em torno do suposto casamento de Jesus e a sua possível fisionomia, a qual ainda não há consenso mesmo nos dias atuais.

Assista o programa na íntegra:


GospelPrime

Um comentário:

  1. FÉ em Jesus não; mas FÉ em DEUS sim! Ele mesmo JESUS declarou o que "Está escrito nas bíblias - João 8:54-Jesus declarou-lhes: “Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus", porém, logo após vem uma controvérsia quando JESUS fas outra declaração em contrário - João 8:58-" Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! ". ELE declarou antes não possuir a glória de DEUS mas sim de ser glorificado por DEUS; e ao mesmo tempo ele si declara como sendo o EU SOU que é a confirmação positiva de ser o próprio Deus. Mas as bíblias contém tantas outras controvérsias desde o primeiro livro até o último, porém, ainda assim não deixa nenhuma dúvida da existência de JESUS como filho de DEUS e não o próprio DEUS, como ele foi apresentado em Isaías 9:6-"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz...!"e em 2a. Samuel 7:12-17-Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
    Mas a minha benignidade não se apartará dele;...2 Samuel 7:14,15". MAS ATÉ EM Isaías tem a controvérsia de JESUS ser apresentado como "Deus Forte, Pai da Eternidade" mas sendo príncipe da paz e não REI; que o recoloca novamente NA BERLINDA si DEUS declarou que a GLÓRIA é DELE e Ele não dá a sua GLÓRIA a nenhum outro. MAS JESUS não apenas existiu, mas existiu, foi filho de José e de Maria - foi tomado por filho À DEUS e também participou e participa da mesma miisericórdia dos demais; assim como, também do renascimento - e ele renasceu, foi registrado com outro nome, si batisou em quatro seitas religiosas, si casou, si tornou pai de quatro crianças, o caçula e único do sexo masculino e recebeu o nome de NATÃ que foi o nome do mesmo antigo profeta que recebeu a revelação de DEUS na apresentação do prometido descendente de Daví e O Messias. E renascido depois da segunda metade do século XX ele não si recordou desta sua antiga identidade de JESUS CRISTO. Foi encontrado na mesma vila e cidade onde reside a também renascida sua antiga mãe MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO ROSA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...