Ateus são menos tolerantes que pessoas religiosas, aponta estudo

Pesquisadores mostram que os não crentes possuem índices mais elevados de "intolerância sutilmente medida".

As pessoas religiosas são mais tolerantes que os ateus, indica pesquisa feita na Europa. O estudo entrevistou pessoas no Reino Unido, França e Espanha e concluiu que ateus e agnósticos acreditam serem “mais abertos” que os religiosos, mas na verdade possuem pouca tolerância diante de opiniões e ideias diferentes das suas.

As pessoas de fé “percebem e integram melhor as perspectivas divergentes”, concluíram os pesquisadores do curso de Psicologia da Universidade Católica de Lovaina (UCL), da Bélgica.

Filip Uzarevic, coautor do levantamento, enfatizou que “a mentalidade fechada não é algo encontrado apenas entre os religiosos”, como eles esperavam. “Em nosso estudo sobre a relação entre religião e mentalidade fechada, surpreendentemente, quando abordava a reação a visões contrárias às suas próprias, eram os religiosos quem mostravam mais abertura”.

O artigo do doutor Uzarevic destaca que o ateísmo está crescendo em alguns países ocidentais e por isso decidiu analisar como pensam 445 ateus e agnósticos, 255 cristãos e um grupo de 37 “outros” (budistas, muçulmanos e judeus).

Os resultados finais indicam que os não crentes tinham índices mais elevados de “intolerância sutilmente medida”.

Uzarevic afirma ainda que “ao mesmo tempo que, no discurso público, os grupos conservadores/religiosos e os grupos liberais/seculares mostram forte animosidade em relação ao lado ideológico oposto, por algum motivo somente o primeiro costumava ser rotulado como ‘mente fechada’”.

As descobertas também disseram que existe uma correlação direta entre a intolerância e a convicção, ou seja, quanto mais segura de suas opiniões, mais ela se mostrará intolerante às ideias opostas. 

Com informações Independent

0 comentários:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...