"Obama e Castro dão aperto de mãos histórico"

EUA e Cuba, que estavam com relações rompidas desde 1961, ensaiam reaproximação durante a 7ª Cúpula das Américas, no Panamá

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro se cumprimentaram e trocaram algumas palavras na noite desta sexta-feira (10/04) na abertura da 7ª Cúpula das Américas, a primeira da qual Cuba participa. Os dois estavam entre os líderes da região que se preparavam para entrar no plenário do Centro de Convenções.

O encontro foi testemunhado pelos presidentes Rafael Correa (Equador) e Juan Manuel Santos (Colômbia), além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Durante a cerimônia de abertura, Castro e Obama estavam sentados na mesma fila, separados por dois outros presidentes, mas não houve contato entre eles.

"A presença do presidente de Cuba, Raúl Castro, representa o anseio expressados por muito aqui na região", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que elogiou o esforço dos dois líderes para restaurar as relação bilaterais, rompidas em 1961.

A 7ª Cúpula, que acontece no Panamá, já está sendo considerada histórica. Trata-se da primeira vez que Cuba participa do evento desde a criação do fórum em 1994. Neste ano, todos os olhares estão voltados para Barack Obama e Raúl Castro, que usam o evento para avançar em sua reaproximação.

informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...